Tipologias Humanas ou tipos de Personalidade.
Segundo Dalgalarrondo (2000), a primeira topologia desenvolvida na história de medicina e psicologia foi resultante da escola hipocrática-galênica. A medicina hipocrática é essencialmente ambientalista.
Os elementos da natureza (água, ventos, solo, umidade do ar, alimentos, etc.) interagem sempre com o organismo para determinar a doença ou a saúde. Neste sentido todas as questões médicas repousam sobre a teoria dos quatro elementos do filósofo pré-socrático Empédocles (500-430 a C), Que são: terra, ar, água e fogo. A estes quatro elementos correspondem quatro qualidades: seco, úmido, frio e quente.
Hipócrates de Cós (cerca de 460-377 a.C.), utilizando esta concepção quaternária da natureza, desenvolve uma concepção correspondente do organismo, com quatro fluídos ou humores básicos.
Os humores básicos e o surgimento da doença ou saúde, dependeram intimamente da convivência harmônica dos quatro humores essenciais do organismo humano. Que são o sangue, a bílis, o fleuma (ou linfa) a e a atrabilis (ou bílis negra, sua origem tem na observação do sangue coagulado).
Conforme postula Dalgalarrondo (2000). A cada humor corresponde especificamente a um órgão do corpo; ao sangue o coração, à bílis o fígado, ao fleuma o cérebro e à atrabílis o baço. A harmonia e a saúde do ser provêm do equilíbrio dos quatro humores. Sendo da Eucrásis, enquanto a doença origina-se da retenção, desequilíbrio, ou ação deletéria de alguns dos quatro humores, denominada discrásis.
Os temperamentos básicos humanos referem-se aos quatro humores, bem como, os quatro elementos quaternários.
Segundo o resumo de Gaillat (1976) os aspectos psicológicos mais característicos dos quatro temperamentos são: Sanguíneo, Fleumático ou linfático, Colérico ou bilioso, Melancólico ou atrabiliério.
1- Sanguineo: Porte atlético, fáceis rosadas e musculatura firme e consistente. Submete-se de bom grato ao clamor de seus instintos. É expansivo e otimista, irritável e impulsivo.
2- Fleumático ou linfático: formas arredondadas, olhar doce e vago e de fáceis pálidas. É também sonhador, dócil e pacífico, tende a levar uma existência isenta de paixões e subordina-se a determinados hábitos.
3- Colérico ou bilioso: Protuberâncias musculares evidentes, de olhar ardente, possui uma vontade tenaz e muitas vezes poderosa, demonstra ambição e desejo de domínio, tem uma propensão de reações abruptas e explosivas.
4- Melancólico ou atrabiliário: de olhar triste e músculos pouco desenvolvidos, nervoso. Seu caráter é muito excitável, tendendo ao rancor, solidão e pessimismo.
Fonte: Texto extraído do Livro “Psicopatologia e Semiologia dos transtornos mentais” Dalgalarrondo, Paulo. - Porto alegre- artes Médicas Sul, 2000.