Sabemos que nossa mente aprende todos os dias coisas nova, o que vemos, sentimos, ouvimos, lemos, tudo ao nosso redor, trazem informações, e delas nós absorvemos, para nos constituir, para estar atualizados, dos acontecimentos e tudo mais.
Somos adultos no tempo vigente com a constituição de todos os tipos de experiências, eventos, situação, atribuídas a nossa existência, ao nosso dia a dia.
Vemos hoje, porém crianças e adolescentes, ainda em formação em pleno desenvolvimento, aprendendo e praticando suas habilidades em jogos violentos. EX: de jogos: Matar uma quantidade de pessoas, ganha pontos e passa de fases, etc..... etc..... etc...........sem nenhum crivo, sem nenhuma advertência, todos na casa por vezes jogando.
Nunca esqueça você já é adulto e consegue definir o que é bom e o que é ruim, a criança e o adolescente está em desenvolvimento, e não tem ainda está consciência.
Não podemos criar os nossos amores, assim, vendo eles, praticando tanta violência diariamente nos jogos, pense o que pode acontecer com essas crianças e adolescentes no futuro, quando receberem um não, quando forem contrariados, quando se desentenderem em casa ou na rua.
Um exemplo de como as coisas fica na cabeça da gente e reproduzimos ás vezes até sem perceber. Escute muitas vezes a mesma música com um dancinha já própria dela ou passos juntos, depois parem de escutá-la, mas sabe que de vez em quando ela vira em sua mente mesmo, assim, ou dançará o seu ritmo. Quase que no automático. Os jogos também podem ser reproduzidos em situações parecidas. Então cuide do que seu filho está aprendendo. Você pai e mãe são eternamente responsáveis. Ame com limites, introduza valores, sempre ensine o respeito com muito amor e carinho.
DICA IMPORTANTE: O ideal, a verem o que estão jogando e até assistindo no yotube, etc..., quando saírem de casa, SENHA para não acessarem a internet, sem seus olhares.
Deixem jogos baixados, aos quais vocês permitirem, e adequados para suas idades. No mais, vamos cuidar do que estamos deixando nossos filhos terem acesso e que estamos construindo dentro de nossas casas. Dizem que para educarmos bem nossos filhos temos que dar três coisas. Amor, alimentação saudável e limites. Boa sorte papai e mamãe.
Autora: Psicóloga/Psicoterateupa/Especialista/Perita. Irmalinda Hertzing