PARA CONVIVÊNCIA EM GRUPOS DE TRABALHO E SOCIAL



Terça, 07 de maio de 2019 16:22

                Para participarmos de grupos de trabalho, de amigos, colegas, de dança, de folclores, etc.....Temos que estar conscientes e maduros para perceber, que todos somos diferentes, cada um foi constituído de formas diferentes, valores, crenças, educação, prioridades, certo e errado, verdades. Seu desenvolvimento é singular, mesmo que nascido na mesma família. Então se pensar que ninguém é igual, nem os gêmeos univitelinos, podem até ser iguais fisicamente mas, tem personalidades diferentes. Então se todos somos diferentes ok. 

                Sabemos também que só Deus é perfeito, que nós não somos, e amamos as pessoas que nos aceitam como somos, MAS, engraçado como não aceitamos que os outros sejam imperfeitos, queremos que eles sejam perfeitos e  pensam e sintam como a gente, tenho que te dizer que, isso não existe. Temos que aceitar que as pessoas têm defeitos como também temos,  e amadurecer para um contrato social, quando estamos em equipe ou grupo.

                Este contrato social implica em: partilharmos o que foi previamente combinado e o que é permissível, criarmos empatia por vezes, e aceitação entre os membros.

                Tem um ditado que diz: Que temos “Dois leões dentro de nós, um bom e outro ruim, e sempre vai prevalecer aquele que alimentarmos  mais”. Então quando vamos estar em equipe ou grupo, o ideal é procurar  levar no coração, só o leão bom. A afinidade com os membros nos ajuda a mantermos  a assiduidade nas reuniões, e sabia que, necessariamente não precisamos ou temos que ter afinidade com todos, mas sim com o que o grupo se propõe e com alguns membros, já estará de bom tamanho.

                Temos que aceitar também que todos temos gostos, manias, jeitos, trejeitos, achaques, coisas que amamos, admiramos e coisas que pelo contrato social, relevamos.

                Em todo grupo que já conheci, participei e trabalhamos, com eles, é e sempre foi assim. A singularidade de cada um, é onde está a BELEZA, o ser ESPECIAL, já pensou se: todos gostassem só da mesma cor, ex: amarelo, coitadinha das outras cores; ou do mesmo alimento, ex: pizza, o que seria da lasanha, chocolate, etc.....e até em outros gostos...como seria sem graça a nossa vida, não acham?

                Então minha gente o diferente é o que é mais legal em cada um, é o que torna o outro único, singular e especial, então em cada encontro que tiver, pensem que para conviver com qualquer grupo, equipe e instituição em qualquer lugar, temos o nosso papel, pois sem você nele, o grupo não seria grupo ou estaria completo. E com isso em cada reunião ou evento, levar só o melhor de si, para agregar e partilhar para acrescentar, deixar sempre o leão ruim em casa e levar somente o leão bom dentro da bolsa, bolso e coração. Com maior facilidade aceitaremos o outro o diferente de nós, e teremos então boa aceitação também. E lembre sempre de ter empatia e praticá-la, faz muito bem, sempre se colocar no lugar do outro. E sabemos que muitas vezes as pessoas não crescem quando a gente quer, elas só vão crescer no tempo delas, e se tiver fé, então deixa para a justiça de Deus, aqui não somos juízes, mas ele é. Penso que a vida é uma escola, e o mestre sempre vai ser o tempo. E semear, plantar e consequentemente depois colher, faz parte da história de nossas vidas. Então é só cuidar no que planta todo dia, tentando ser hoje feliz, curtindo só o que cada um tem de melhor”.

                                                                                                    Autora: Psicóloga/Psicoterapeuta/Especialista/Perita Irmalinda Hertzing    


Cadastre-se para receber dicas exclusivas
Informe seu e-mail ao lado
Endereço
Av: Argolo, 40 - Centro
São Bento Do Sul - SC
Fone
47 3633-0695
47 9654-9083
Irmalinda Hertzing • CRP: 12/08150 • Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica