O QUE FAZ A PESSOA PENSAR EM SE SUICIDAR?



Segunda, 06 de maio de 2019 16:08

Você sabia que entre dez pessoas nove, uma vez na vida, já pensou em suicídio, em tirar sua própria vida?  É muito mais comum do que se pensa, muito mais.

Como todos sabem patologia quer dizer doença do corpo, certo.

Ex: doença de pressão alta, doença de Diabetes, doenças na tiroide, etc...

Como sabem também Psicopatologia quer dizer doença do psíquico, ou psique que quer dizer, da alma.

EX: Depressão, comportamentos inadequados, pensamentos distorcidos, sofrimentos, por perdas, traumas, acidentes, etc....

Então hoje vamos falar da doença Depressão, que na verdade é uma doença como todas as outras, faz parte de nosso corpo, como todas as outras, não podemos separar corpo e mente porque é uma coisa só.

A doença Depressão tem vários quadros e intensidades,  se fica melhor assim para explicar.

Temos a Depressão leve, a Depressão moderada e a Depressão grave ou profunda.

Cada uma tem sintomas que as diferem uma das outras.

De onde provêm esta doença chamada depressão.

Vou hoje me ater a Depressão profunda para explicar o título deste texto.

A Depressão grave ou profunda pode vir de: Lutos, perdas, exaustão laboral, relacionamentos conflituosos, relacionamentos dependentes,  relacionamentos abusivos,  relacionamentos interrompidos,  relacionamentos no trabalho, relacionamentos escolares, relacionamentos sociais, pode prover da origem e cultura em que foi criado, pode vir do clima onde mora, pode ter carga Hereditária, exaustão emocional, excesso de metas para cumprir, autoestima muito baixa, falta de dopamina no cérebro, ceratonina,  etc...  e infelizmente o pensamento suicida, faz parte dos sintomas de quem tem depressão grave/profunda.    

Muitos dizem assim, tem tudo e ainda não estava bom, foi tentar se matar por quê? Hoje como profissional de digo, por que isso acontece, por esses motivos, todos que classifiquei a cima. Então minha gente a doença Depressão não é brincadeira, leve sempre muito a sério, se não levar talvez vá perder alguém querido que vive por perto, procure sempre ajuda, estamos aqui para ajudar, com intervenções psicoterápicas e os  psiquiatras, com medicação, sempre em conjunto faremos um ótimo trabalho, para ajudá-los. A nossa parte na psicoterapia é de mostrar para a pessoa doente, por que ela está neste mundo, fazê-la lembrar do que a fazia feliz, antes da doença, mostrar para ela como as pessoas gostam dela em sua família, como vale a pena viver, como podemos passar pelas dificuldades e superar, ajudamos a passar este processo juntos até ela ficar e caminhar bem sozinha, este é o nosso trabalho psicoterápico.

Que fiquemos mais alerta com nossos filhos e vínculos familiares, para parar de acontecer essas tragédias irreparáveis em nossas famílias.  Quando o quadro é da doença depressão grave ou profunda, corra procurar ajuda. Sempre estamos prontos para ajudar, trabalhar em psicoterapias e fazer os devidos encaminhamentos necessários também, tanto para psiquiatra quanto para internação. Nunca demore em procurar-nos, pois também ajudará a salvará uma vida. Entre em contato já. 

Autora: Psicóloga/Psicoterapeuta/Especialista/Perita Irmalinda Hertzing   

 


Cadastre-se para receber dicas exclusivas
Informe seu e-mail ao lado
Endereço
Av: Argolo, 40 - Centro
São Bento Do Sul - SC
Fone
47 3633-0695
47 9654-9083
Irmalinda Hertzing • CRP: 12/08150 • Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica