4 DICAS PARA UMA BOA NOITE DE SONO


Não existe nada pior do que dormir mal (ou nem dormir). Na atualidade, muitas pessoas tem problemas para conseguir descansar, e são diversos os fatores que acarretam isso: ansiedade, problemas familiares, problemas pessoais, carga excessiva de trabalho, etc. Dormir bem é ESSENCIAL para o nosso metabolismo, pois regula a pressão arterial e a frequência cardíaca, ajuda a recuperar o corpo do desgaste diário e libera a carga excessiva de ‘pensamentos’. Alcançar uma boa noite de sono também pode ajudar até no emagrecimento e fortalecimento do sistema imunológico. Engana-se quem acredita que são a quantidade de horas que regulam uma boa noite de sono, para algumas pessoas, 9 horas de sono é suficiente, como para outras, apenas 7 horas já basta! O que irá valer é a maneira com que a pessoa se sentirá quando acordar.

Podemos incluir algumas atitudes simples em nosso dia a dia para que a noite de sono seja mais proveitosa. A seguir, veja 4 dicas de como conseguir dormir bem e tranquilo:

1 Não mexer em celulares ou computadores antes de deitar – A tecnologia é fundamental hoje em dia nas nossas vidas, porém ela é uma grande vilã em determinados momentos. Pois acelera a nossa carga cerebral fazendo com que      fiquemos ansiosos e agitados.

2 Agende seu próximo dia – faça anotações em um papel, com as coisas importantes e que não pode esquecer, como compromissos, ou até algo que deixou de fazer por falta de tempo.

3 Não trabalhe até ir dormir – Muitas pessoas tem algum afazer que deixa para depois do dia de trabalho em casa (ou até a pessoa trabalha na sua casa!) ou tem costume de trabalhar até muito tarde e não dar um tempo antes de deitar. Descanse, tire umas duas horas antes de deitar para tomar um banho relaxante, assistir um programa de televisão...

4 Cuidar da alimentação – Alimentos pesados e muito calóricos podem causar problemas durante a noite, irritação e até perda      de sono. Evitar bebidas alcoólicas (pois apesar de induzir o sono, poderá fazer com que a pessoa o perca durante a noite) e café, refrigerantes, chá preto e mate, devem ser evitadas no mínimo duas horas antes de dormir.

 


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Irmalinda Hertzing • CRP: 12/08150 • Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica