Sinto medo quando entro no elevador. Será que eu tenho Síndrome de Pânico?



Quarta, 13 de julho de 2016 08:21

Nem sempre sentir medo é uma coisa ruim. As vezes, sentir-se ‘desconfortável’ com algo, nos faz ser mais criterioso com as nossas escolhas, e, consequentemente nos protege de eventuais problemas.

Se não tivéssemos medo de nada, pularíamos de um prédio do último andar, sem medo dos ferimentos – ou até a morte. Se não tivéssemos medo, colocaríamos a mão em cima do fogo, queimando-a toda!

O medo, é um estímulo que tem origem a um pico altíssimo de estresse, e que termina com a liberação de compostos químicos que causam aumento da frequência cardíaca, aceleração na respiração e na energização dos músculos (por isso sentimos a famosa ‘fadiga’ após levar um susto!). Portanto, o medo é um estímulo natural de nosso corpo. Todos temos, sendo que existem pessoas que sentem mais, outras menos. Existem também casos de pessoas que possuem medo excessivo, que se caracteriza nesses casos como ‘Síndrome do Pânico’, e que é uma doença que, se for acompanhada, tem muita chance de ser controlada e até diminuída a ponto de se extinguir.

 

Listamos aqui, quatro dicas que podem ser muito úteis para quem tem medo de elevador. Aqui vão elas:

 

  1. 1.       Não precisa ter pressa: Para extinguir o medo, devemos supera-lo. Por isso, não pense que de um dia para o outro irá conseguir se livrar desse ‘trauma’. Trace metas, estipule um prazo. Com o tempo o medo vai sendo trocado pela sensação de confiança!
  2. 2.       Evite pensamentos negativos: Deixe para lá pensamentos ruins e ideias negativas acerca do elevador: Ele foi projetado por pessoas experientes e responsáveis, que se preocupam com a integridade física das pessoas, e, as chances de acontecerem alguma coisa com você dentro do elevador são mínimas.
  3. 3.       Relaxar é uma ótima opção: Qualquer pessoa em um dia ruim pode ficar tensa para andar de elevador. Acontece! Então o melhor a fazer é relaxar, pois o tempo dentro do elevador é muito curto!
  4. 4.       Peça companhia de um amigo: Se você não se sente bem entrando sozinho no elevador, peça a um amigo para te acompanhar! Ele com certeza entenderá o seu problema e irá te ajudar!

 

 

Boa sorte!


Cadastre-se para receber dicas exclusivas
Informe seu e-mail ao lado
Endereço
Av: Argolo, 40 - Centro
São Bento Do Sul - SC
Fone
47 3633-0695
47 9654-9083
Irmalinda Hertzing • CRP: 12/08150 • Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica