Ansiedade, a "Doença do Século"!


Ansiedade "Doença do Século"

            Ansiedade entre dez brasileiros quatro são atingidos, ou seja, mais ou menos 33% da poulação, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto de Pesquisa e Orientação da Mente (IPOM).

            A ansiedade em si é uma coisa boa, sendo uma resposta do nosso organismo frente a situações de perigo. O problema é quando o mecanismo do nosso cérebro desencadeia para coisas a qual perdemos o controle ou imperceptíveis, podendo gerar um ataque de pânico. Enfatiza Myrian a autora do livro "Ansiedade: aprenda a controlar sua ansiedade e viva melhor". A psicoterapeuta em seu livro defende que a ansiedade pode ser tratada sem o uso de remédios, comenta ainda que o tratamento pode ser feito através de relaxamento, respiração, autoconhecimento, terapia, hipnose e técnicas de positividade, que podem complementar, já que a pessoa ansiosa costuma ser muito negativa.

           Segundo o psiquiatra Sander Fridman do Hostipal Adventista Silvestre, tem pessoas mais propensas a sofrerem de ansiedade.  Entre os ansiosos e depressivos fazendo um link dos dois males, ansiosos são mais controlados, percepção negativa para o futuro, enquanto os depressivos olham para o passado. Ansiedade e depressão podem emergir da mesma pessoa. Por isso a ansiedade foi apelidada da "Doença do Século" pelos especialistas.

           A psicoterapeuta enfatiza que o uso excessivo de tecnologias, que muitas vezes viciam como celular, a falta de tempo, podem desencadear os quadros de ansiedade, que estamos vivendo no automático, grudados no celular, com pressa, irritados com o trânsito e até com entes queridos. E com o tempo reduzido, preocupados em fazer tudo corretamente em tempo hábil, nos culpamos, não conseguindo dormir ou ter uma boa noite de sono.

"Texto extraído do Fás da Psicanálise, modificado e adaptado por Irmalinda Hertzing"      

               

                 


Cadastre-se para receber dicas exclusivas
Informe seu e-mail ao lado
Endereço
Av: Argolo, 40 - Centro
São Bento Do Sul - SC
Fone
47 3633-0695
47 9654-9083
Irmalinda Hertzing • CRP: 12/08150 • Psicóloga especialista em Avaliação Psicológica